QUE AMANHÃ PARA OS PORTUGUESES?

A ideia com que se fica, ouvindo o Governo e a Oposição, é a de que estamos já em campanha para as eleições legislativas que ocorrerão dentro de um ano.

E, para isso, o Governo lançou mão … do Orçamento de Estado para 2015, projectando já aí uma promessa relativa ao IRS … de 2016!

Está em causa a sobretaxa de 3,5% sobre o IRS, que não desce em 2015, mas que o Governo promete “poder” descer em 2016!

Face ao que foram as promessas nas últimas legislativas e que o Primeiro-Ministro esqueceu o que temos é só mais uma promessa e, mesmo assim, uma promessa que o Governo faz depender do comportamento das receitas do IRS e do IVA.

Dado que qualquer orçamento é anual, muito em especial quando no fim de 2015 haverá eleições legislativas, de onde sairá o Governo, que elaborará o orçamento para 2016, não tem pés nem cabeça fazer em 2014, no orçamento para 2015, uma promessa sobre o orçamento para 2016.

É um contrassenso.

Mas se no orçamento para 2015, de par com a não redução da taxa do IRS ou da taxa do IVA, há aumentos de vários impostos como com o álcool, o tabaco, os combustíveis e o IMI, por ex., o que temos é um claro aumento da carga fiscal, que atingirá 37% do PIB.

E tudo isto quando, em simultâneo, se reduz o IRC de 23% para 21% em 2015 (era de 25% em 2013)!

A indiferença continua a ser o nosso maior inimigo.

Lisboa,28-10-2014

Bettencourt Picanço

Anúncios

One comment

  1. Luís Vasco Cunha · Outubro 31, 2014

    É por demais evidente a necessidade de redução das taxas de IRS, mas convém não esquecer que nenhuma economia cresce sem que o seu consumo interno esteja equilibrado e que a base da economia de Portugal são as suas empresas, nomeadamente as PME. Se as empresas não empregarem não há economia, logo aliviar a carga fiscal, IRC, sobre estas empresas é de elementar bom senso e não uma dádiva do Governo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s