UM SOBRESSALTO DE CIDADANIA

sobressaltoO País e a Administração Pública vivem um momento único com a suspeita de corrupção por parte de diversos altos funcionários, muito em especial de quatro dirigentes de topo. Não me lembro de uma situação semelhante.

E a relevância do que se está a passar decorre das interrogações que a situação deve suscitar. Isto é, como é possível que isto aconteça? O que é que se tem passado na nossa Sociedade que possibilita que isto ocorra?

Que ambiente é que tem sido criado pelo poder político que torna possível uma tal crise? Que Administração Pública temos vindo a criar com o atual sistema de recrutamento dos seus dirigentes que permite tamanha fragilidade ética? E quais vão ser os efeitos de tudo isto na forma como a sociedade vai olhar para os trabalhadores da Administração Pública, muito em especial para os seus quadros? Todos sabemos que os arguidos são inocentes até à sua condenação. Mas o tsunami está aí e as suspeitas são devoradoras do bom nome de pessoas e organizações.

Sem esquecer que tudo o que tem sido notícia a propósito do comportamento ético dos políticos é terra fértil para o alastrar de um lodaçal que ameaça engolir tudo e todos com efeitos que ninguém pode neste momento prever.  Daí a necessidade de um sobressalto de cidadania.

Lisboa, 2014-11-21

Bettencourt Picanço

Anúncios

One comment

  1. Luís Vasco Cunha · Novembro 25, 2014

    Será que aqueles que agora estão acusados de crimes são Funcionários Públicos ou serão antes gente colocada em cargos de topo, muitas vezes como comissários políticos, e sem terem qualquer ligação à carreira do funcionalismo público?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s