MEDO OU ESPERANÇA?

images7JE4DWG3

A 13 de julho pp foi concretizado o pseudo acordo com a Grécia: esta não era expulsa da UE mas sujeitava-se a novos tratos de polé, traduzidos em mais austeridade … que era o que os Gregos não queriam!

Alguns dizem que as medidas de austeridade trazem também outras de organização administrativa que vão agilizar, por exemplo, a implementação de medidas fiscais e o seu controle.

Só que continuam a faltar medidas visíveis potenciadoras do desenvolvimento económico.

E, consequentemente, lá como cá, é a esperança que falta.

A diferença está em que o Syrisa continua a merecer a confiança da maioria da população. E a postura do respectivo presidente, afirmando desde logo que tinha aceite o acordo mas não acreditava naquilo que tinha sido obrigado a assinar, serviu de válvula de escape para que a esperança não morresse.

Por cá o que temos é um governo que faz gala de bom aluno, de bom aluno que foi além do que a troika obrigava na austeridade e de bom aluno que, cortando salários e pensões, ao contrário do que havia prometido, arranca para a propaganda das novas eleições com novas promessas … condicionadas agora, diz “à disponibilidade orçamental”!

A isto chama-se o quê?

Falar do futuro que desejamos não se compadece com “boutades” do género de colocar o país no top 20 do Doing Business e no top 25 do World Economic Forum na próxima legislatura.

O que queremos saber é “que medidas para aumentar o emprego”, para aumentar os salários, em especial o salário mínimo e as pensões.

Os portugueses não podem esquecer os cortes nos salários e nas pensões, as persistentes dificuldades nas respectivas reposições e, muito em especial, o empobrecimento que alastra como peste.

Há que mudar de vida! A austeridade e o consequente empobrecimento não podem ser o “sol” para onde todos caminhamos “felizes e contentes”.

Há alternativas que há que estudar e negociar. Há que criar esperança e não medo.

Lisboa,04 de agosto de 2015

Bettencourt Picanço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s