MORREU UM SINDICALISTA!

Neste auspicioso e trágico mês de dezembro a morte veio de supetão e levou o Joaquim Fernandes Marques de quem ainda muito esperávamos.

Alguns se perguntarão sobre o porquê deste escrito a propósito do desaparecimento de alguém de quem pouco se ouviu nos últimos tempos.

É por isso que não posso deixar passar o momento sem dizer que o Fernandes Marques, que foi deputado, membro de um governo e presidente de uma junta de freguesia, no seu percurso de democrata empenhado, foi antes de tudo, um sindicalista.

Foi ele que, com um numeroso grupo de quadros, fundou em 1977 o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado.

E foi ele que, como primeiro presidente deste, fez ouvir a sua voz a propósito dos desmandos que na altura, fraturavam a Sociedade e a Administração Pública e apoucavam os seus quadros.

É por isso que muito lhe deve o sindicalismo democrático que tem ajudado a crescer a democracia em Portugal.

Mas, nunca negando o seu apoio ao sindicato de que foi o primeiro presidente, aceitou nos últimos anos servi-lo como presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Lembro ainda os seus últimos anos como presidente da direção de uma junta de freguesia, dinamizando o melhor instrumento que a democracia tem para dar voz aos cidadãos que teimam em afastar-se de uma política que muitas vezes não entendem.

É por tudo isso que me curvo perante alguém que conheci e que deixa uma marca e uma herança visíveis: de trabalho, coragem e desprendimento, sempre ao serviço de uma democracia participada que almejava.

Para a família, as minhas condolências.

Lisboa, 28 de dezembro de 2016

L.Bettencourt Picanço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s