GASTAMOS O DINHEIRO EM “BEBIDA E MULHERES”?

É dificil acreditar que um ministro das finanças de um país da UE seja capaz de se expressar desta forma em relação ao grupo de países do sul da Europa.

Grupo de países que tem vindo a suportar a crise que se abateu sobre a Europa desde 2008.

Crise que, por força das políticas promovidas pela Alemanha, cercearam o desenvolvimento dos países do sul, beneficiando os do norte.

O que tem sido patente nos desequilíbrios do crescimento económico, com excedentes sistemáticos na Alemanha e défices nos países do sul. E inclusivamente em relação aos EUA como se viu na deslocação recente da Sra Merkel.

Daí a sistemática intervenção do BCE (até quando?) e a repetição até à náusea da necessidade  de”reformas estruturais” que mais não visam senão o empobrecimento dos que já pobres são.

É verdade que o Sr Schauble nunca foi tão longe, mas para quem tem estado atento às reuniões do Eurogrupo e ao que os diversos intervenientes vão dizendo (e disseram mesmo em relação à Grécia), as palavras do Sr Dijsselbloem não surpreendem tanto.

A arrogância do Sr Dij, em relação a colegas ministros e a países que é suposto caminharem rumo aos mesmos objectivos, é chocante.

Mas se ele significar mais do que uma manifestação mal humorada de alguém que detém poder e quer exercitá-lo, e for tão só a emergência do que pensa o grupo dos bem instalados na Europa sobre os juros esportulados  às centenas de milhar de desempregados e aos milhões que sobrevivem nos países do sul em condições miseráveis, aí haverá que pensar sériamente em mandar parar o baile e repensar o caminho.

Para isso é bom sabermos desde já com quem contamos.

22 de março de 2017

L. Bettencourt Picanço

 

 

Anúncios

One comment

  1. Helena Bettencourt Picanço · Março 23, 2017

    Muito bem.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s